Discretamente, o Governo mandou publicar na edição de hoje do Diário da República, uma pequena portaria que reclassifica o Hospital do Espírito Santo como hospital central, deixando a sua anterior classificação de hospital distrital.
Um reconhecimento do trabalho prestado pelos profissionais de saúde, dirão uns, ou mais uma benesse do Governo socialista para o Alentejo profundo, afirmarão outros. Pela minha parte, não resisto a dizer que o presente está envenenado e, de novo, a política de saúde do Partido Socialista visa atentar contra os mais elementares direitos de acesso aos cuidados médicos.
A Portaria 117/2008, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Ventura Ramos, entrará em vigor no dia 1 de Março e terá reflexos directos no valor das taxas moderadoras a pagar pelos utentes.
O aumento mais significativo verifica-se nas consultas externas, onde a taxa moderadora sofrerá um aumento de 55%, enquanto num vulgar recurso ao serviço de urgência a taxa moderadora sofrerá um aumento de 12,3%.
Até ao final deste mês, um utente paga 8,20 euros de taxa moderadora na urgência e 2,90 euros numa consulta externa. A partir de Março, estes valores serão aumentados para 9,20 e 4,40 euros, respectivamente.
Dia após dia, o Governo socialista agrava as condições de vida dos portugueses. Até quando, com o silêncio de tantos?
1 comentário:
é só para informar que esses valores entraram em vigor no início do ano. O hospital de Évora já está a cobrar 4,40 nas consultas externas e 9,20 nas urgências.
Enviar um comentário